20/10/2019

Sobre o Pé Grande, Política e Terra Plana



Há pouco tempo assisti a um documentário sobre a existência do Pé Grande (Sasquatch), e este documentário começa com pessoas afirmando “terem visto” a criatura. Está entre aspas, pois alguns dizem realmente terem visto, enquanto outros viram silhuetas ou tiraram fotos que indicam a existência de alguma coisa que pode ser o Pé Grande; a maioria são pessoas comuns, e outros são pesquisadores e estudiosos. Contudo, todos os que defendem a existência da criatura acreditam piamente que ela existe. Entendeu a ironia? Outras pessoas no documentário são, também, pesquisadores, cientistas, professores de anatomia e movimento do corpo, maquiadores, especialistas em efeitos especiais do cinema (alguns ganhadores de Oscar de melhor maquiagem etc.). Enquanto os defensores da existência do Pé Grande defendem que as pegadas são provas reais e os filmes e fotos (precários) são originais, do outro lado, os que duvidam demonstram que não existe esqueletos, fósseis, matéria orgânica (como fezes), fragmentos de ossos, “ninhos” etc. descobertos em todos esses anos, e questionam, também, o tipo de alimentação, condições do ambiente e demais condições de vida que possibilitariam ou não a existência de uma criatura como o Pé Grande (e fazem comparações científicas com outros grandes mamíferos, como grandes macacos, que vivem em regiões diferentes (da América do Norte), os quais ainda possuem referências totalmente animais e não antropoides modernas, como os pés com o dedão funcional, a postura, o andar etc.).

No entanto, mesmo demonstrando toda a história, antropologia, anatomia, todas as ciências envolvidas e tudo o que se pôde fazer para comparar fotos, vídeos, pegadas, “provas” etc., quem acredita, acredita e ponto final (e nega qualquer outro ponto de vista.


Na política existe o mesmo fenômeno social: quem acredita, acredita e ponto final. Existem os que acreditam, e quando percebem falhas, compreendem e estão abertos a mudarem suas opiniões; e existem os que acreditam e ponto, e tudo o que for contra é inimigo. Este fenômeno aconteceu no passado das histórias políticas e acontece, de maneira fervorosa agora, na política atual brasileira. Existem aqueles que fervorosamente acreditam que a política atual (2019) está ajudando a sociedade, está melhorando a vida do povo, está gerando empregos, valorizando o salário, garantindo os direitos individuais e coletivos, e estes acreditam nisso e ponto. Venda nos olhos, crença quase erótica e absoluta na figura do líder, discurso alienador e reprodução descarada de falas que não fazem parte da relação real dos fiéis e que beneficiam seus dominadores. Um ou outro, quando percebe o erro, compreende e tenta absorver outros pontos de vista. Mas, quem acredita religiosamente, acredita e ponto. Mesmo que todas as informações fajutas e enganadoras sejam desmascaradas. Mesmo que todas as provas mostrem o contrário. Quem quer acreditar, acreditará até o fim da vida e não abrirá mão de sua opinião, mesmo que esta seja e aconteça contra a própria pessoa.

É o que a Terra Plana nos ensina. Quem acredita quer que se prove o contrário, até mesmo em tom de deboche ou intimidação. Mesmo que toda a história humana e tecnológica tenham sido construídas e possibilitadas pelas descobertas passadas e presentes baseadas em leis universais, e até mesmo o fato de, os terraplanistas, utilizarem a Internet para divulgarem suas verdades sobre Terra Plana (sendo a internet possibilitada pelas viagens e tecnologias espaciais), mesmo assim, com o globo terrestre de fundo, o Mundo, para eles, é plano com bordas misteriosamente guardadas por exércitos que não querem que saibamos a verdade, ou que exista um portal dimensional que, ao sair da borda de um lado, automaticamente apareçamos do outro na Terra Plana... Mesmo assim, com a água dos oceanos escorrendo pelas margens direto para o espaço, A! Terra! É! Plana!, e ponto final. Quem quiser provar o contrário, que tente. Pois, quem quer acreditar, acreditará em qualquer teoria (mesmo que não caiba mais nenhum tipo de debate sobre refutações). É o mesmo, por exemplo, de quem não acredita na evolução, mas sim, no criacionismo divino, e corre para o médico pedindo antibióticos mais fortes, pois o que consome já não faz efeito nas bactérias; assim como compram venenos cada vez mais fortes para matar os pernilongos que já não se importam com uma borrifada ou outra.

Os problemas, aqui, giram em torno da ignorância, contudo, também da vontade de se provar o contrário, ou que todos estão errados – “menos eu” –, mas também giram em torno da teimosia: uma teimosia impeditiva e vaidosa repleta de ego.

“Quero provar que o Pé Grande existe, não pela ciência, mas para provar que eu estou certo”. “Quero continuar defendendo o indefensável e tudo aquilo o que me maltrata, mesmo que eu morra tentando”. “Quero me jogar da borda do mundo e provar que a Terra é plana e que não existe Lei da Gravidade, e farei isso mesmo enquanto leio ‘A volta ao mundo em 80 dias’”. Júlio Verne que nos perdoe, se puder.

Enquanto isso, acredite: não existe aquecimento global (pois está frio na Sibéria); não existe fome no mundo (pois no Brasil qualquer cidade de interior tem manga); as vacinas vão nos matar; a reforma da previdência bolsonarista vai salvar o povo brasileiro; nas favelas só existem bandidos; as mulheres são estupradas, agredidas, violentadas e subjugadas porque querem e gostam; o Pé Grande está nesse exato momento bolando um plano conspiratório com o Papai Noel comunista-anarco-capitalista para dominarem o mundo e tudo o que existe e prevalece com toda a certeza absoluta em 4,6 bilhões de anos do Planeta Terra é apenas a sua opinião.


20 de outubro de 2019
__________
Siga o escritor Marco Buzetto nas redes sociais: Facebook. Instagram, Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário