05/10/2015

Nada substitui o telefonema.

É fato que hoje em dia existem centenas de aplicativos para facilitar nossa comunicação com as pessoas de nossos círculos de amizade, colaboradores e profissionais. Mas, será que todas estas tecnologias realmente ajudam?

Você precisa falar com uma pessoa, e lá está ela no WhatsApp ou no Telegram, Facebook Messenger ou qualquer outro aplicativo. Se ela não está online, você uma mensagem. Se ela está online, você espera que ela responda, claro. Pode demorar um pouco, mas, é esperado que ela responda.

Porém, quando isso não acontece, o que acontece?
Precisamos de respostas rápidas quando o assunto é relevante, conversar sobre um assunto importante, pedir uma informação, ter uma posição sobre uma colaboração, um sim ou um não, uma opinião, um contato, enfim. Mas, demora muito, às vezes nem chega.


O que fazer?
Lembra-se do telefone? Aquele objeto super inovador que revolucionou a comunicação? Pois é, ele AINDA existe. O celular não serve, ou não deveria servir, apenas para nos comunicarmos via aplicativos. Nada substitui um telefonema.

Se precisamos conversar com outra pessoa e o assunto é importante, por que não ligar? De repente a pessoa não viu sua mensagem, passou batido, não acessou o aplicativo durante o dia.

Realmente, ninguém é obrigado a passar o dia todo respondendo mensagens no celular. Mas, se o grupo, a comunidade, o contato, etc., requer certo comprometimento, aí a conversa é outra. Se o assunto é bobagem, então, sem choradeira, certo?

Então, fica a dica: nada substitui um telefonema. Lembre-se de que se comunicar é importante, e que você ainda sabe falar.

Já percebeu que, mesmo com tanta facilidade de comunicação, as pessoas se comunicam cada vez menos e estão mais difíceis de encontrar?