23/06/2013

#VemPraRuaMonteAlto - M-22

M-22 – A Manifestação Popular do Dia 22/06


Muitos não acreditaram. Na verdade, a maioria que não participou. Diziam, como de costume, que outra manifestação popular na cidade de Monte Alto não viraria nada. Infelizmente para quem afirmou isso, mais de mil pessoas não pensavam o mesmo, e ocuparam as ruas e praças da cidade, fincando seus protestos e cartazes em frente à prefeitura.

foto: Danilo de Paula
Estas mais de mil pessoas reivindicaram seus protestos em microfone aberto, em megafones, gritando palavras de ordem, pedindo mais atenção para as questões sociais, como saúde, cultura, educação, esportes, etc., entre outros pontos importantes da política local, como fraudes, gastos orçamentais indevidos, desvios de dinheiros, corrupção, investigações por parte do Ministério Público, enfim, tudo o que foi dito, foi dito de uma maneira pontual, e pedindo atenção dos poderes Legislativo e Executivo para uma cidade melhor.

foto: Danilo de Paula
A maioria jovem levantou a voz, e gritou em nome de toda população montealtense e de seus arredores, comarca, bairros afastados e bairros rurais, mostrando que a insatisfação popular está além da geografia local. A voz do jovem também era a voz das crianças, a voz dos idosos, das periferias, dos portadores de necessidades especiais, das minorias sociais, dos afrodescendentes, dos homossexuais (e suas categorias), do funcionalismo público desrespeitado; pautando-se também a falta de medicamento nas farmácias de Unidades Básicas de Saúde, a qualidade dos atendimentos hospitalares, a violência contra as mulheres... Assim como a competência de secretários e funcionários da atual administração política de Monte Alto, entregues a corruptos declarados; uma Câmara dos Vereadores novamente vendida; superfaturamento em documentos do Legislativo; e a sempre presente dúvida sobre a honestidade, competência, respeito pela população, casos de nepotismo, envolvimento em processos fraudulentos, condenações, investigações, processos, pressões e riscos legítimos que sofre (com razões) a atual prefeita reeleita Silvia Aparecida Meira de ser destituída de seu cargo.

foto: Danilo de Paula
Algumas bocas de manifestantes gritavam um possível nome pelo o qual o dia da manifestação ficaria conhecido: M-22, ocorrida ao dia 22 de junho de 2013. Com este ou com outros possíveis nomes para o protesto, a verdade é que este não será o último, e conta com a vontade e a força de novos cidadãos de todo um Brasil que evoluem em sua maneira de pensar e agir, coibindo quem os coíbe, desafiando quem os desafia, questionando e tirando do poder quem precisar ser retirado.

Pode não se repetir hoje, amanhã ou na semana que vem. Mas, e assim foi gritado pela boca deste milhar de manifestantes exercendo sua cidadania e participação popular na cidade de Monte Alto, “se precisar, nós estaremos aqui de novo, e de novo...”.

Velha utopia ou não, a verdade é que a população se cansou, e se cansou de reclamar de boca fechada e dentro de suas casas.

Foi emocionante e comovente ter contribuído com esta manifestação, e ver a quantidade de pessoas envolvidas por uma causa única, que é a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

Valeu M-22, e parabéns para todos os participantes presentes e todos aqueles que assistiram atônitos e coniventes pelas calçadas e comércios. Suas vozes também são as nossas.

Daqui pra frente, o grito unido de todos os montealtenses é esse: “SE PRECISAR, NÓS ESTAREMOS AQUI DE NOVO”!

______

Veja algumas fotos no Facebook do fotógrafo Danilo de Paula, Aqui!

Assista aos vídeos: Aqui, e Aqui.
____

Marco Buzetto
Monte Alto – 23/06/13