12/09/2012

Denúncia do candidato a vereador Marco Buzetto pede cassação da candidatura da prefeita Silvia Aparecida Meira

Matéria extraída do Jornal Tempo de Monte Alto, edição 832, 07/09/12

Entenda os motivos da denúncia

Marco Buzetto é escritor e professor de História e Filosofia; aos 26 anos, milita pela cultura como gestor de um coletivo chamado Coletivo Culturama; em 2012 se lançou candidato a vereador pelo PRB. “Queremos uma política atualizada em Monte Alto. Nada da velha política coronelista a qual a maioria está acostumada. Se nada mudar, é provável que alguns vereadores sejam tombados como patrimônio público da cidade e não possam ser removidos da Câmara. Farão parte do mobiliário”, complementa.

A ação, assinada pelo advogado Paulo Sérgio Curti, relata a entrega de uniformes às creches, nos últimos dias de agosto – e que deveriam se estender até setembro. “Nunca vi, como aluno ou como professor, alguém entregar uniformes faltando dois meses para acabar as aulas. Inacreditável!”, destaca Buzetto. “Já é um absurdo administrativo a entrega. Em período eleitoral, é claro o abuso de poder econômico”. Nos kits de uniformes constam: 3 camisetas, 1 bermuda (para os meninos) ou short-saia (para as meninas), 2 pares de meias, par de tênis, cantil plástico e mochila.

Liminar

Por ser candidato e ser uma denúncia dentro do campo eleitoral, os trâmites são rápidos. Buzetto entrou com a ação na sexta, 31 de agosto; no dia seguinte, o juiz eleitoral de plantão, Alexandre Gonzaga Batista dos Santos, despachou liminar impedindo a continuidade da distribuição dos kits, alegando que “na conduta da requerida há indícios suficientes que autorizam a imediata concessão da liminar para abstenção de qualquer distribuição de “kits” de uniformes escolares com intuito de benefício pessoal durante o período eleitoral”. A ação de Buzetto pede a cassação do registro de candidatura de Silvia Meira.

Ministério Público

Ainda, o Ministério Público acatou a denúncia, encaminhando à Justiça Eleitoral o pedido de cassação da candidatura da atual prefeita. Silvia Meira pode continuar em campanha até decisão final; somente após decisão final a ação poderá impedir que a prefeita permaneça na luta pela reeleição, caso o juiz entenda que houve abuso do poder econômico, que consiste no uso do dinheiro público em vantagem de algum candidato.

Literário

Falando de política, Marco Buzetto causou certo desconforto na sociedade montealtense, em um círculo bem mais restrito, o eleitoral, com seu primeiro livro: “Monte Alto – O Aquário de Sangue”, onde havia referências (negadas pelo autor) a personalidades da política local, que geralmente sofriam retaliações e até mortes violentas. O professor lançará sua segunda obra, “Rebeca – alguns não pecam por nada”, até o final deste ano.

Candidato Prof. Marco Buzetto, nº. 10100 – PRB
CNPJ 16.233.049/0001-24 / CNPJ 08.715.226/0001-80 – Coligação “Avança Monte Alto” – PRB/PSL/PSC/DEM/PSD